Mas o que poucos sabem é que o aumento da temperatura na Terra está contribuindo para fortalecer e propagar um pequeno vilão, inimigo do café em todo o mundo. Trata-se do inseto Hypothenemus hampei, mais conhecido como Bicho da Broca do Café.
Este pequeno inseto adora o clima quente. Sua infestação atinge o auge durante o verão, período em que os grãos de café estão começando a crescer e ficam com a casca mais fina, tornando-se mais suscetíveis ao ataque da Broca, que tem um bico extremamente poderoso e cortante. Eles perfuram e se instalam no interior dos grãos, alimentando-se da semente do café. Ao fazer isso, deixam o grão ainda mais frágil e aberto a ataques de fungos e bactérias.
Mas o problema parece estar ficando maior. Um estudo publicado recentemente pelo ICIPE (International Centre of Insect Physiology and Ecology) divulgou que o aumento da temperatura global está fortalecendo a Broca do Café. Regiões que nunca foram afetadas pelo inseto, como o Monte Kilinmanjaro, no Quênia, estão sendo gravemente atacadas pela peste. Outras lavouras de café que se encontram em elevadas altitudes, como Colômbia, Etiópia e Tanzânia também começaram a sofrer infestações.
Brasil
No Brasil, a Broca do Café é um problema crônico. Desde a década de 20, existem campanhas de combate e contenção à praga. O pesquisador André Felipe Cândido da Silva realizou um belo estudo histórico sobre o assunto.
Para acessar o trabalho, basta clicar aqui. Vale a pena conferir.
fonte: The Coffee Traveler
BIM0906_17 F 091120