E para provar que o café pode de fato casar bem com a cerveja, algumas cervejarias resolveram adicioná-lo realmente no preparo de suas marcas. A seguir, apresentamos algumas dessas inusitadas cervejas:
Começamos com uma cervejaria de casa, uma das brasileiras mais premiadas no exterior. A Cervejaria Colorado é localizada na região de Ribeirão Preto, região também de grandes cafés, a Alta Mogiana. Incorporando o café regional à sua cerveja, eles criaram a Colorado Demoiselle, que ganhou o primeiro lugar numa competição européia em 2008, na categoria porter.
A conceituada cervejaria inglesa Meantime também é uma grande ganhadora de prêmios, especialmente com a sua Meantime Coffee, que por três anos seguidos foi eleita a melhor cerveja com café. Preparada com grãos selecionados, ela ainda promete apresentar sabor de baunilha no paladar.
Enquanto a cervejaria Red Hook se estabelecia entre as micro-cervejarias nos EUA, o Starbucks já dominava o ramo dos espressos. Em comum, as duas empresas, além de serem de Seattle, foram fundadas pela mesma pessoa: Gordon Bowker.
Bowker um dia teve a idéeia de unir seus dois produtos em um só. Nasceu daí a Red Hook Double Black Stout, uma cerveja produzida com adição de café do Starbucks.
A Hitachino é uma das cervejarias mais prestigiadas do Japão. Sim, eles produzem cervejas. E também tiveram a sua versão com café. A Hitachino Nest Espresso Stout recebia grãos de café espresso no momento da fervura do mosto, resultando numa em uma bebida riquíssima em sabores, como caramelo e chocolate.
BIM 0906_15 F 091109