O fenômeno do café, a rede americana Starbucks, é referência mundial quando o assunto é sucesso de franquias.
A empresa experimentou nos últimos anos um aumento assustador do número de lojas, tornando-se uma mania no mundo inteiro.Mas, pelo menos nos Estados Unidos, onde contam com mais de 10.000 lojas, o frisson da novidade já parece estar passando. A empresa vem registrando quedas seguidas nas vendas e também a perda de interesse de seus consumidores pela grande popularização.
A proliferação da rede é tanta que até o presidente da empresa, Howard Schultz, comentou os erros cometidos pela empresa.
Schultz admitiu que o grande número de lojas nos Estados Unidos vem causando um "canibalismo" entre as filiais, que muitas vezes ficam a poucos metros de distância umas das outras e que sua gigantesca expansão na última década tem prejudicado a imagem de exclusiva e "classe alta" que a tornou tão popular.
As metas de renovação da empresa incluem o fechamento de lojas que não estejam tendo bons resultados e o controle da abertura de novas filiais nos Estados Unidos.
BIM 0904_03 F
BIM 0904_03 F