O café, a segunda bebida mais consumida no Brasil (só fica atrás da água), começou a ser consumido há muitos anos, mais precisamente no século IX. Ele foi descoberto na Etiópia e difundiu-se pelo mundo através do Egito.
Sobre sua origem, conta a lenda que certa noite um homem chamado Kaldi, um pastor de cabras, ficou preocupado ao notar que seu rebanho ainda não havia retornado. Ele saiu para procurá-las e as encontrou agitadas, mastigando frutos de um arbusto próximo. Kaldi ficou curioso e resolveu experimentar também o fruto e notou que o mesmo aconteceu, ele ficou com mais energia e disposto.
No dia seguinte, o pastor levou sua “milagrosa” descoberta até o mosteiro local para compartilhar seu conhecimento. No entanto, as reações não foram positivas e eles queimaram o fruto, dizendo ser “obra do demônio”. Mas o agradável aroma exalado pela torra chamou atenção de todos no mosteiro e eles mudaram de idéia.
O abade ficou maravilhado e sugeriu esmagar os grãos na água para ver a infusão que eles davam. Assim os monges começaram a consumir aquela bebida, depois de notar que ela dava maior disposição para as rezas e para a meditação.
As notícias dos poderes do fruto começaram a se espalhar e ganhar o mundo. Mas essa parte a gente deixa para contar outro dia. Aguarde.
BIM 0804_12 F 080813