Via: Revista Galileu
Pesquisador da Unicamp cria pé de café descafeinado
A partir de mutações feitas nas sementes das plantas, será possível produzir comercialmente café sem cafeína natural.
Via: Revista Galileu
"O café descafeinado industrializado, embora não tenha caído nas graças dos brasileiros, costuma
fazer sucesso lá fora. Em breve ele poderá ser substituído por um produto natural cultivado no Brasil. Paulo Mazzafera, diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, criou um pé de café que já nasce sem cafeína.
Não, não é mais um dos diversos transgênicos vendidos no país. É fruto de mutações. Em 2004, Mazzafera, junto com outros pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas, encontraram, em meio a uma plantação de café, algumas plantas que nasceram descafeinadas. Mas elas eram pouco produtivas.
A partir deste ponto, o cientista usou uma técnica para induzir a mutação nas sementes, para que elas germinassem mais produtivas e, ao mesmo tempo, sem expressar o gene da cafeína. “Com o tratamento, obtivemos sete cafeeiros que são praticamente desprovidos de cafeína. São plantas bastante vigorosas que já estão produzindo flores”, disse Mazzafera à Agência FAPESP.
O professor explica que, mesmo com uma interferência humana, a planta não pode ser considerada transgênica, já que não houve acréscimo de genes em seu DNA. A mutação, pelo contrário, é um processo que já ocorre normalmente na natureza. Segundo ele, o método mutagênico, é empregado na agricultura há mais de 50 anos.
O interesse por café descafeinado no Brasil ainda é bem pequeno. Eles não chegam a 1% os cafés disponíveis no mercado nacional. No resto do mundo, este número sobe para 10%. Mas é por isso mesmo que Mazzafera vê potencial, com o argumento de que descafeinar a bebida industrialmente é um procedimento caro e demorado. “A alternativa de um café desse segmento que não tem necessidade de passar por processos industriais para ser descafeinado é bastante promissora em termos de mercado”, diz."
Via: Revista Galileu
Quick Café Ecológico
Dá uma olhada nesses copos, que bacana. Eles imitam aqueles descartáveis de cafeterias como Starbucks. Feitos de cerâmica com tampa de silicone, são ótimos para beber café sem se preocupar em virar tudo na na roupa (e evita também o descarte de mais plástico na natureza).
À venda no site Segredo do Vitório.
História do Futebol no Brasil
Charles Miller é considerado o pai do futebol no Brasil. Filho de escocês, aos 10 anos de idade ele foi para a Inglaterra estudar. Foi lá que o futebol entrou na sua vida. Quando voltou ao Brasil, em 1894, ele trouxe a primeira bola de futebol para o país e apresentou o esporte e suas regras. O primeiro jogo de futebol do Brasil aconteceu em abril de 1895, entre os Funcionários da Companhia de Gás e a Cia. Ferroviária São Paulo Railway. E o primeiro time formado se chamou São Paulo Athletic. No começo, apenas pessoas da elite podiam jogar e negros não podiam participar. Quem diria que o Brasil viraria o país do futebol!
Cappuccino Coffee Stick: a colher de café que faz café
O design Heo Jeong Im levou a praticidade de fazer café a outro nível com o seu Cappuccino Coffee Stick, uma colher que você pode colocar o seu café dentro, ou seja, você esquenta a água, e coloca a colher que, enquanto está mexendo a água, libera o café.
O acessório por enquanto é um projeto, por isso, o negócio é esperar o lançamento da engenhoca.
O acessório por enquanto é um projeto, por isso, o negócio é esperar o lançamento da engenhoca.
Assinar:
Postagens (Atom)